Comissão de Frente

COMISSÃO DE FRENTE ÁGUIA DE OURO 2017

É com muita felicidade que a nossa Águia de Ouro tem um novo comando na Comissão de Frente.

Trata-se de um duplo comando: Chris Rabello, nome bastante conhecido no segmento, e do ator , dramaturgo e produtor Marcelo Gomes, responsáveis pelo grande espetáculo acontecido no último dia 15, na festa de lançamento dos pilotos, na qyuadra do Águia, que trouxe muita arte, teatro, música para nosso evento.

chris-rabello

Chris Rabello é formada em ballet clássico pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Sua carreira também contempla a formação pela Royal Academy of Dance, de Londres, especialização na Escola Coreográfica do Bolshoi em Moscou, e aprendizagem de teatro e expressão com renomados profissionais brasileiros.

Sua atuação no Carnaval começou em 1993, quando foi jurada do Grupo Especial avaliando os quesitos de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, harmonia e evolução, incumbência que teve até 1999. Nos anos seguintes saiu como componente em diferentes agremiações. Em 2004, coreografou carros alegóricos e, um ano depois, assinou seu primeiro trabalho como coreógrafa do primeiro quesito apresentado nos desfiles. A partir daí não parou mais. Detentora de notas máximas e coreografias elaboradas, técnicas primorosas, teve seu trabalho reconhecido e elogiado pela crítica e pelo público em geral.

marcelo-gomes

Marcelo Gomes, é ator e produtor artístico, teve seus estudos especializados no Odin Theatret com Eugênio Barba na Dinamarca, além de oficinais de artes dramáticas lecionadas na Alemanha, Austria, Espanha, Nova York e no Brasil. Ele está no mercado artístico a mais de 20 anos, caminha entre o teatro, cinema, tv e passarelas pelo mundo. Já atuou ao lado de Lima Duarte, Laura Cardoso, Arlete Sales, Nicette Bruno pelos quatro cantos do Brasil com seus espetáculos. Marcelo produz a Exposição “Espelho da Arte – Atriz e seu Tempo”, que conta os 50 anos de carreira da Atriz Regina Duarte e também espetáculos por ela dirigido. Destacado no mercado artístico ele está atuando e dirigindo a produção de um longa metragem, uma minissérie em canal fechado e dois custas metragens.

No carnaval atua há 06 anos em comissões de frente de diversas agremiações, além de que ele foi o nosso Jesus Cristo no Carnaval do Águia, no ano de 2016, ao lado de renomados profissionais. Marcelo será responsável pela preparação dos atores da nossa Comissão de Frente.

Fique de olho:
A História da Comissão de Frente

Comissão de Frente é o primeiro contingente humano, a pé, ou sobre rodas, que poderá se apresentar fantasiado, dentro da proposta do enredo ou tradicionalmente. As comissões de frente mais antigas apresentavam os integrantes da direção da escola carregando bastões, como se estivessem armados para proteger a escola.

As grandes transformações das comissões de frente vieram depois que as escolas contrataram artistas plásticos e coreógrafos. A união das duas classes causou um verdadeiro escândalo, por tanta beleza nas apresentações.

Hoje em dia a comissão de frente é um show a parte no grande desfile.

Os trajes são ricos, de acordo com o enredo da escola, os integrantes ensaiam coreografias relacionadas à história apresentada. Muitas vezes, a comissão de frente é enriquecida com bailarinos profissionais, a fim de apresentar um desfile de maior qualidade.

Quesito de responsabilidade e nota deve cumprir da função precípua de saudar o público e apresentar a escola.

É avaliada pelos movimentos coreografados que devem ser coordenados, com sincronismo e criatividade. A indumentária da comissão de frente que poderá ser tradicional (fraques, casacas, summers, ternos, smokings etc, estilizados ou não) ou realizada de forma relacionada ao enredo, levando-se em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta.

Curiosidade:
Uma comissão de frente é Penalizada quando:

– Ocorre a queda e/ou perda, mesmo que acidental, de parte da indumentária, como por exemplo, sapatos, esplendores, chapéus….
– Acontecem erros de coreografia, ou de desenho de coreografia;
– Há diferença entre os descritivos da pasta dos jurados e apresentação.

E vamos ficar atentos com a nossa nova comissão que trará muita arte e muita novidades para o carnaval de 2017 com esse tema tão lindo e escolhido com tanto carinho “Amor com amor de paga”.